A importância do site responsivo para a experiência do seu cliente

A experiência do usuário – ou user experience – tem sido apontada como uma das grandes tendências no ambiente digital. Essa nova forma de interação dos consumidores com uma determinada empresa é marcada por diversos pontos essenciais antes da concretização de uma venda. E um dos passos iniciais para garantir uma boa relação com seu público passa pela construção de um site responsivo!

Você já acessou um site via smartphone e encontrou dificuldades de navegação devido às páginas e informações mal diagramadas? Experiências como essa tendem a afetar negativamente a percepção do usuário e comprometer o relacionamento com a empresa. Afinal, a grande tendência é que ele saia da página após alguns segundos – você provavelmente também fez isso, certo?

Para evitar que isso aconteça, contar com um site responsivo é praticamente uma obrigação para qualquer empresa que deseja garantir uma maior presença digital. Continue a leitura e saiba mais sobre a importância do site responsivo para o seu negócio!

O que é site responsivo?

Site responsivo é aquele que se adapta a diferentes dispositivos e formatos de tela. Você pode acessá-lo de um desktop, tablet ou smartphone sem que a qualidade das páginas, imagens e textos sejam prejudiquem a navegabilidade. Isso porque o site é flexível, ou seja, se adapta automaticamente ao tamanho da tela do dispositivo que você está usando para acessá-lo.

Experiência do usuário X site responsivo

O acesso à internet por meio de dispositivos móveis vem crescendo de maneira significativa no Brasil. Dados levantados pelo IBGE em 2018 revelaram que 69% dos brasileiros realizam o acesso via dispositivos móveis. A tendência é que esse número cresça cada vez mais; por outro lado o uso de notebooks e computadores deve diminuir gradativamente.

Isso significa que a grande maioria dos usuários que estão procurando por produtos e serviços do seu segmento de atuação realizam as buscas em dispositivos móveis. E você precisa oferecer uma boa experiência para que eles criem uma relação de confiança com sua marca e possam realizar uma compra no momento atual ou em um futuro breve.

A experiência inicial que seu site oferece é ainda mais importante. Mas se você não possui um site responsivo, dificilmente irá causar uma boa impressão no usuário. Afinal, não parece nada confortável ter que ficar trabalhando com zoom e scroll repetidas vezes para poder acompanhar o conteúdo, não é mesmo?

A velocidade de carregamento das páginas de um site também influencia diretamente na experiência do usuário. Sites que não são responsivos tendem a carregar mais lentamente em comparação aos sites responsivos. E isso pode fazer mais diferença do que você imagina: um estudo da Compuware mostrou que sete em cada dez usuários de celulares no mundo aguardam no máximo cinco segundos para que um site abra.

Além disso, segundo o Think With Google, existem 61% de chances de que o usuário simplesmente deixe o seu site de lado devido à má experiência que você está proporcionando e procure por novos sites que sejam otimizados para o mobile. Ou seja, se seu site não é responsivo, você está perdendo a chance de transformar 61% dos acessos em oportunidades de negócio.

Por que ter um site responsivo?

Se você ainda não entendeu a importância de ter um site responsivo, preparamos 5 motivos que vão te ajudar a entender melhor por que contar com um site adaptado a diferentes dispositivos é tão importante para a sua empresa. Confira!

Melhor posicionamento no Google

Cada vez mais, o Google busca oferecer a melhor experiência de pesquisa aos seus usuários. Além da qualidade do conteúdo pesquisado, o maior buscador mundial também prioriza a navegabilidade e adaptabilidade aos dispositivos móveis, ou seja, sites que são responsivos têm maiores chances de aparecer nos melhores resultados de ranqueamento. 

Aumento do compartilhamento de conteúdo

Com a gestão de um site responsivo, é possível aumentar as chances de compartilhamento do conteúdo das suas páginas. Afinal, quando a primeira impressão do usuário é agradável, é mais provável que ele crie uma relação de confiança com sua empresa e possa compartilhar links em suas redes sociais. Dessa forma, sua marca passa a ser vista por um maior número de pessoas.

Maior número de conversões

Quando um usuário entra no site de uma empresa e não tem uma boa experiência de navegação, além de ficar com uma percepção negativa, poderá sair e procurar por outro site. Já o site responsivo oferece uma boa experiência e, alinhado às demais estratégias de marketing, pode atuar como uma poderosa ferramenta de conversão.

Auxílio na jornada de compra

As jornadas de compra estão se tornando cada vez mais complexas. O usuário pode ter contato com um anúncio da sua empresa no Facebook, por exemplo, e em um momento posterior visualizar um anúncio de remarketing do seu produto. Dessa vez, ele decide acessar seu site, mas se página não for adaptada para o dispositivo que o usuário está utilizando, provavelmente seu esforço para direcioná-lo ao site será perdido.

Aumento das vendas

Se o site responsivo contribui para o maior número de conversões e auxilia na jornada de compra, significa que ele possui um forte poder para o aumento de vendas. De acordo com pesquisa realizada pela empresa de tecnologia financeira FIS, 29% de todas as vendas online feitas no Brasil acontecem via mobile. Dessa forma, a responsividade de seu site pode contribuir – e muito – para aumentar as vendas do seu negócio!

E você, ainda não possui um site responsivo para a sua empresa? A Boca a Boca Comunicação conta com uma equipe totalmente preparada para criar o seu site com responsividade e transformá-lo em um grande aliado para as vendas do seu negócio. Entre em contato e solicite seu orçamento sem compromisso!