Otimização de sites: aumente sua presença online com essa estratégia!

Não dá mais para negar a importância de contar com um site empresarial em pleno 2021. Mesmo pequenas empresas ou negócios locais devem possuir uma página online para se adequar às novas tendências de compra e necessidades do consumidor atual. Mas criar um site não é o suficiente. É preciso ir além e apostar na otimização de sites de forma contínua como ferramenta para manter, aumentar e melhorar sua presença online.

A otimização de sites é o processo de usar ferramentas, estratégias avançadas e experiências para melhorar o desempenho do seu site, direcionar ainda mais o tráfego, aumentar as conversões e aumentar a receita. No universo digital, as mudanças acontecem com frequência e com muita rapidez. Por isso, você deve estar sempre de olho nas principais tendências para manter seu site bem ranqueado e oferecer a melhor experiência para seu cliente.

E isso só é possível com a otimização de sites. Continue a leitura e saiba mais sobre a importância dessa prática!

Por que a otimização de sites é tão importante?

A otimização do site é importante porque ajuda os visitantes a ter mais sucesso com as visitas ao seu site. Cada visitante chega ao seu site com a esperança de responder a uma pergunta, encontrar uma solução para seu problema ou concluir uma tarefa de um tipo ou de outro. Ao otimizar seu site, você está tornando mais fácil para os visitantes realizarem essas tarefas.

Por exemplo, se você for um site de comércio eletrônico que vende sapatos, poderá otimizá-lo para aumentar o número de compras feitas por seus visitantes. Você pode fazer isso por meio da otimização da taxa de conversão, que se concentra no teste A/B sistematicamente em diferentes partes do seu site para aumentar essa taxa de conversão.

Quando você otimiza seu site, ele se torna mais eficaz para o seu negócio. Um site mais eficaz pode aumentar a receita de sua empresa por meio de novas vendas ou leads e reduzir custos, por meio de melhores taxas de conversão nos gastos de marketing existentes ou reduzindo as necessidades de suporte ao cliente por meio de melhores informações e clareza para os visitantes com dúvidas.

O que devo otimizar em meu site?

Cada empresa é única, portanto, cada site precisará ser otimizado de maneiras diferentes. De maneira geral, é preciso entender qual é a intenção do visitante em seu site, ou seja, quais tarefas ele está tentando realizar.  Se for para aprender mais sobre um produto, por exemplo, você pode focar nas otimizações para ajudá-lo a atingir esse objetivo.

No entanto, existem algumas otimizações que são praticamente obrigatórias para qualquer tipo de site. Abaixo, você confere os principais fatores que devem ser considerados para a otimização de sites.

SEO

SEO é uma estratégia fundamental para seu site ser encontrado. Como as regras do algoritmo do Google estão sempre mudando, manter-se atualizado sobre as novas formas de aparecer nos primeiros resultados é de extrema importância para melhorar sua presença online. Ah, e você deve ficar atento ao SEO on-page e off-page!

Digamos que seu site tenha 20 páginas (para dizer o mínimo). Se você otimizar seu conteúdo para que cada página tenha palavras-chave e frases relevantes, há 20 possibilidades de que seu site apareça nos buscadores. Não é apenas uma forma de obter tráfego. As pessoas preferem e confiam nos resultados da pesquisa orgânica mais do que nos anúncios.

Design responsivo

O Google afirmou que o design responsivo é seu método preferido de otimização móvel. Um bom site que foi otimizado deve ser capaz de responder ao comportamento e ao ambiente do usuário com base no tamanho da tela, plataforma e orientação.

O número de usuários que acessam a internet por meio de dispositivos móveis está crescendo de maneira assustadora. Se um possível cliente acessa o seu site por um smartphone, por exemplo, e as páginas não são responsivas, sua experiência será comprometida e provavelmente ele irá abandonar seu site em poucos segundos.

Velocidade de carregamento

Já foi provado que sites que carregam em cinco segundos (em comparação com aqueles que carregam em 19) têm sessões médias 70% mais longas. Por isso, a velocidade de carregamento desempenha um papel direto na experiência do usuário. 

Isso porque o tempo de carregamento da página afeta diretamente a taxa de rejeição e o número de visualizações da página. Sites que demoram muito para liderar geralmente apresentam conversões mais baixas, já que o usuário não tem mais paciência para esperar o carregamento e vai buscar novos sites para encontrar o que ele procura.

Qualidade do conteúdo

Muitas vezes, nos preocupamos com questões técnicas relacionadas à otimização de sites e nos esquecemos que o conteúdo é um elemento essencial para seu site ranquear bem nos resultados do Google. Além das técnicas de SEO, os algoritmos da plataforma priorizam sites e páginas que oferecem conteúdo útil, relevante e que solucione alguma dor ou problema do usuário.

Portanto, é fundamental fornecer informações que sua audiência realmente procura.Embora seja importante que você considere a técnica dos mecanismos de pesquisa, ao criar conteúdo para o seu site, não se esqueça de que, no final, são as pessoas reais que convertem.

 

Experiência do usuário: o ponto central da otimização de site

Todas as dicas de otimização citadas acima tem um foco principal: melhorar a experiência do usuário. Ter um site facilmente navegável e pesquisável fará com que o usuário explore cada vez mais. Seu site é fácil de navegar? A próxima ação está claramente definida? O usuário saberá o que fazer depois de interagir com seu conteúdo? O processo de finalização da compra ocorre no seu site?

No que diz respeito ao design e conteúdo, o objetivo é criar experiências agradáveis, eficientes, relevantes e abrangentes para o usuário. Quando o usuário avalia sua experiência como sendo positiva, ele terá muito mais chances de realizar uma compra no momento atual ou manter um relacionamento próximo e lembrar da sua empresa quando precisar do produto ou serviço que você oferece.

A otimização pode ser uma tarefa desafiadora dependendo do tamanho do seu site, mas  garantimos que os retornos potenciais valem o investimento de tempo e esforço. Na Boca a Boca Comunicação, contamos com um time preparado para identificar pontos de melhoria e 

ajudá-lo a alcançar o maior potencial do seu site. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem